Buscar
  • PATAMAR CONSULTORIA EJ

3 de custos invisíveis que podem estar prejudicando sua empresa



Entre os últimos artigos do blog, nós explicamos o que eram custos invisíveis, se você ainda não leu, clique aqui e entenda mais sobre.


Nesse artigo exemplificaremos 3 custos invisíveis para que você consiga identificá-los na sua empresa e com isso, melhorar suas finanças.



1) Funcionários Desinteressados


Quando um funcionário trabalha com prazer e motivação, sua produtividade é muito maior que um colaborador que trabalha desinteressado e desmotivado. A hora de trabalho de um profissional quando não bem aproveitada gera um custo a mais para o empresário que poderia ser economizado com um funcionário que é produtivo e rende mais pela hora paga.


Fazer com que os funcionários estejam satisfeitos e confortáveis no ambiente de trabalho ajuda muito nesse quesito, e é essencial.



2) Muita burocracia


Quando muito tempo precisa ser empregado na resolução de um problema, a produtividade também diminui, o tempo que poderia estar sendo gasto com o trabalho em si está sendo desperdiçado resolvendo uma questão que possui muitas etapas burocráticas para ser solucionada.


Otimizar os processos é uma ótima dica para aumentar a produtividade do seu funcionário. Evitar muita espera por autorizações, processos demorados, liberação de documentos, são algumas soluções cabíveis.



3) Não padronizar os processos


Quando os processos não são padronizados, cada funcionário faz a mesma coisa com métodos diferentes. Enquanto alguns podem ser eficientes, outros nem tanto. Com isso, o empreendedor corre o risco de estar novamente perdendo a produtividade dos seus colaboradores, com a realização de processos de forma mais lenta ou não tão eficaz.


Padronizar os processos faz com que isso não ocorra, com todos utilizando o mesmo método eficiente, todos serão produtivos e o tempo será otimizado, fazendo com que a produtividade aumente e desperdícios sejam evitados.


Ficou notável que os custos invisíveis são de difícil identificação, porém é possível que eles sejam encontrados. A produtividade de um funcionário é essencial para uma empresa, como muitos dizem, no mercado “tempo é dinheiro”, então quando ele é bem aproveitado, os custos são otimizados e o trabalho é feito com menos recursos, economizando as finanças da empresa.



Com essas dicas, esperamos que você tenha conseguido compreender o que são os custos invisíveis e que com isso, que você consiga identificá-los em sua empresa.


Nós possuímos serviços muito eficientes para te ajudar nessa etapa, entre em contato conosco e conheça um pouco mais sobre as nossas consultorias!


Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909