Buscar
  • PATAMAR CONSULTORIA EJ

6 passos para montar seu plano de negócios




O que é um plano de negócios? É um guia que pontua metas, datas e todos os detalhes importantes para você atingir todos os seus determinados objetivos do seu projeto. Por isso, é considerado uma ferramenta que trás o retrato fiel do mercado, do produto, e do empreendedor.


O plano de negócios tem como objetivo identificar o potencial do negócio, e também as falhas e ameaças, diminuindo os riscos e incertezas antes do projeto ser lançado no mercado. Será com ele que você irá ver se seu negócio é viável ou não. O plano de negócios só deverá ser criado quando você já estiver definido o tipo de mercado em que irá atuar.



Vamos então citar os pontos chaves para a criação de um plano de negócios:


#1 Sumário executivo:

Trata-se de um breve resumo do seu negócio, que será apresentado para qualquer pessoa que terá acesso a esse plano. A princípio, ele deverá conter: Descrição da empresa, quem são os empreendedores, produtos ou serviços que serão oferecidos, mercado de atuação, localização da empresa, missão, forma jurídica e enquadramento tributário e qual será o investimento inicial necessário.



#2 Análise de mercado:

Essa é uma das partes mais importantes, afinal, sem clientes não existe negócios. Nesta etapa analisamos se existe a demanda e qual o tamanho dela. Além disso, é importante ter definido quem é seu público-alvo, o que ele compra, o motivo da compra e estilo de vida da pessoa.


É necessário identificar a tendência de mercado, identificando caso haja alguma mudança de comportamento do seu público e também ver se o produto ou serviço que você desenvolve está estagnado ou em ascensão no mercado. Estude também a sua concorrência, e paute o sua empresa oferece que seja melhor do que os demais.



#3 Plano de marketing:

Entenda o produto ou serviço que será vendido e elabore sua construção e divulgação. Será nessa parte que você ira escolher em como o posicionar. Também veremos o preço trabalhado, a sua divulgação e os canais de distribuição. Veja aqui dicas para o seu Plano De Marketing



#4 Plano operacional:

Determine como seu negócio e sua empresa funcionará. Isto é, escreva como será a equipe, a estrutura física e digital, capacidade de produção, e o tempo necessário para cada etapa.



#5 Plano financeiro:

Agora será a hora em que você ira definir como o fluxo de dinheiro irá funcionar no seu negócio. O quanto investir, capital de giro, custos operacionais, faturamento mínimo que o negócio precisa gerar, qual será o retorno sob os investimentos e os resultados esperados.


#6 Construção de cenários:

Projete uma situação otimista e uma pessimista, e logo após, analise quais ações deveriam ser tomadas caso algum desses cenários venha a se concretizar.


Lembre-se que o mercado está sempre em constante mudanças e deixar seu plano de negócios atualizado é essencial para o crescimento do seu negócio. Quer saber mais sobre como realizar um Plano de Negócios? Fale Conosco!


Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909