Buscar
  • PATAMAR CONSULTORIA EJ

Como dar os primeiros passos no E-Commerce?



O E-commerce é o comércio feito totalmente pela internet, onde vende-se todos os tipos de produtos, assim como acontece em lojas físicas. Ele facilita a venda e a compra, já que ela é feita online, sem o consumidor precisar sair de casa, o que torna o serviço mais prático.



Um dos pontos atrativos para o cliente é que ele consegue comprar a qualquer hora, além de comparar os preços e fazer o melhor negócio. Essa é uma modalidade muito vantajosa, ideal para o pequeno empreendedor e para quem está começando no ramo e ainda não possui capital para abrir uma loja física.



Em tempos de crise, onde os estabelecimentos precisam ficar fechados, como está ocorrendo no momento com a COVID-19, essa modalidade é extremamente útil e pode ser a chave para salvar o pequeno empreendedor.



Mas como começar no e-commerce?


Primeiro, é preciso um planejamento sobre os três pilares fundamentais: qual será seu produto, seu público e quem serão seus fornecedores. Após isso, precisa ser criada sua estrutura: Onde serão suas vendas e onde será a divulgação do seu produto e seu contato com o cliente (Instagram e Facebook, por exemplo).



Canais de vendas já prontos são mais simples, baratos e ideais para quem está começando com pouco orçamento (Mercado Livre, por exemplo), já que são prontos e não precisam de preocupação com layout, design e intermediários de pagamento, o que economiza e deixa mais prático o processo.



Mas se seu orçamento for maior, criar seu próprio site para vender seu produto é mais interessante. Nele você consegue montar seu próprio design, oferecer uma apresentação melhor para o cliente e agregar mais valor à sua marca. Para isso, você vai precisar contratar uma plataforma, empresas especializadas nesse desenvolvimento, se preciso profissionais para montar o design do site, como a definição do padrão visual e de cores, a tipografia e como serão colocadas as fotos, além de investir no marketing digital para sua divulgação.



Lembre-se de sempre oferecer um bom atendimento e responder os clientes na sua plataforma de contato (redes sociais), além de investir nos posts e design dela. O marketing digital nessa plataforma fará toda a diferença, atraindo público para o seu negócio, com o chamado Inbound Marketing. Mandar e-mails personalizados de Newsletters também são importantes para fidelizar seu cliente e atraí-lo para sua loja, por isso, sempre peça o cadastro com seus dados antes da compra, para manter o contato e criar um banco de dados sobre seu público.



Planejado, organizado e alimentado da forma correta, seu e-commerce com certeza trará o retorno que você precisa, seu negócio expandirá e terá sucesso. Se possuir alguma dúvida sobre como montar o seu, converse conosco! Possuímos ótimos planejamentos estratégicos e de marketing que com certeza ajudarão nessa nova etapa.


Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909