Buscar
  • PATAMAR CONSULTORIA EJ

Como Identificar o Público-Alvo Da Sua Empresa?



Um dos maiores erros dos empreendedores, é achar que irá vender seu produto ou serviço para todo mundo, sem então criar o seu público-alvo.



Antes de iniciar um negócio ou até mesmo de iniciar a ideia de criar um, você necessita criar o seu público-alvo. Além disso, criar também a sua persona.


Quando você não tem uma definição correta a cerca do seu público, você acaba entrando em uma “bola de neve”, porque você não sabe pra quem você está vendendo, você não sabe qual produto comprar, e acaba comprando o que todo mundo está comercializando, entrando em uma famosa guerra de preços.


E isso acontece quando existe a inversão de um processo básico e muito importante, ou seja, primeiro você está pensando no produto, para depois pensar para quem vender, quando na verdade você precisa primeiro traçar o público que você quer atingir, e após entender o que ele precisa, oferecer então o produto certo.


Caso você já tenha um negócio inserido no mercado e ainda não definiu o seu público alvo, você precisa parar e fazer essa análise agora. Podendo por exemplo descobrir que as lacunas das suas vendas são porque o produto está sendo oferecido pra pessoa errada, ou porque a localização não está de acordo com seu serviço.



Para começar a traçar o seu público alvo, vamos então pensar nas respostas dessas perguntas a seguir:

#1 Qual é o gênero?


#2 Qual é a faixa etária? (bem definida)


#3 Em que região, bairro, cidade ele vive?


#4 Quais são seus sonhos?


#5 Quais são seus valores?


A definição dos seus valores são muito importantes para estarem alinhados com as dos seus cliente, isso porque caso ele seja favorável a causa dos animais por exemplo, e você uma produtora de maquiagens, poderá se adaptar para mostrar ao seu cliente que ambos lutam pelas mesmas coisas, causando assim uma simpatia e destacando-se no mercado.


#6 O que ele despreza e valoriza?


#7 Qual é o seu problema? A sua dor?


De repente o maior problema do seu cliente seja encontrar uma loja acessível ao seu peso por exemplo, porque ele é um pouco mais gordinho e deseja encontrar uma loja que tenha roupas mais atuais.


#8 Qual é a sua profissão?


#9 Qual a sua classe social?


#10 Quais são seus medos?


#11 Casado, solteiro, tem filhos?


#12 O que ele gosta de fazer e de ler?


#13 O que ele está curtindo e qual perfil está seguindo?


Ou seja, além dos dados demográficos, é muito importante traçar os dados comportamentais do seu público, é essa análise mais consistente que vai te ajudar na hora de montar sua loja, de criar o designer ideal, a ambientação adequada e também a compra do produto certo.


Trabando com exemplos, as lojas Renner são muito famosas pelo seu marketing, “Você tem seu estilo, a Renner tem todos” e é claro que para sustentar esse marketing eles oferecem cerca de 2 mil metros quadrados de loja.


Mas o que poucas pessoas sabem, é que o grupo Renner tem outras lojas em paralelo, isso porque eles entendem o valor e o poder que a definição de público alvo tem e assim nasceu o “Youcom” que tem como avatar um público mais jovem, que curte música, moda e que tem um estilo mais urbano e que tem uma vida mais independente, tanto que seu marketing é “Siga você mesmo” e recentemente o grupo Renner inaugurou recentemente sua primeira loja em Porto Alegre toda voltada para a moda plus side, e assim nasceu a “Ashua”, com objetivo de abraçar essas mulheres e oferecer roupas personalizadas, e assim surge o seu marketing, “a beleza de ser você”.


Então diferente da loja Renner, onde abraçam vários estilos, essas diferentes lojas tem seu público alvo bem definido e sabe exatamente quem irá entrar em sua loja.



Por isso se torna tão importante a definição de seu público alvo para ter sucesso em seu negócio. Veja aqui esse outro artigo do nosso Blog sobre Personas e Público-alvo


Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909