• PATAMAR CONSULTORIA EJ

Como lançar um novo produto no mercado

Atualizado: 1 de Out de 2019

Lançar um produto e investir nele não é uma decisão fácil para um empreendedor. É necessária muita segurança e informação para que o produto seja de real valor para os clientes.

Antes de tomar essa decisão, devem ser feitas as seguintes perguntas (passos):


1. Quem é o Público-Alvo para esse produto?

Essa pergunta é essencial, pois as pessoas interessadas nele serão os futuros clientes, ou leads, cujo consumo vai gerar o sucesso do produto. A melhor forma de encontrar o Público-Alvo desse produto é fazendo uma pesquisa de mercado, descobrindo, com ela, o perfil sociodemográfico (profissão, classe social, gênero) e comportamental (hobbies, valores, objetivos). Caso essa seja a situação de sua empresa, nós da Patamar Consultoria fornecemos esse serviço, entre em contato conosco!


2. O que está sendo vendido? (Atributos de valor)

Todo produto deve entregar valor para o consumidor. Por isso, deve-se checar se esse produto será de valor para o público-alvo encontrado. Durante a pesquisa de mercado, apresente o conceito do produto, descrevendo-o de forma geral. Pergunte a opinião dos leads sobre essa ideia; esse tipo de insight vai dizer muito sobre o potencial de aceitação e venda do novo produto e ajudar a criar ou ajustar estratégias para evitar futuros problemas.


3. Quem já está vendendo esse produto? (Analise a concorrência)

Antes e durante o lançamento do produto, deve-se analisar quem já está vendendo, como e por quanto está vendendo. Avaliar a concorrência ajuda a evitar fracassos, uma vez que é possível verificar se há alguma marca vendendo muito mais barato que o preço pretendido por sua empresa, ou alguma marca muito mais consolidada. A intenção é ter um diferencial, que pode ser o visual, o preço, a experiência de compra.


4. Como será apresentado o produto? (Visual, nome, slogan, embalagem)

É necessário criar um slogan e um nome que convençam o público-alvo, e que o façam se identificar com o produto e entender os benefícios dele.

Além disso, a embalagem é o primeiro contato que o consumidor terá com o produto. Invista em um visual atrativo e de agrado de seus leads, faça um teste de embalagem, crie protótipos e conceitos de embalagem para saber qual agrada melhor os seus clientes.


5. Qual será o preço para o cliente? (Precificação)

Essa é uma etapa bem delicada. A intenção é chegar a um preço que atraia o público-alvo e, ao mesmo tempo, garanta uma boa margem de lucro. Por isso ter uma boa pesquisa de mercado é tão importante, quando se conhece bem o público-alvo, o negócio consegue provar para ele o valor do bem e saber se posicionar no mercado.

Para fazer a precificação, deve-se ter informações sobre os custos de produção, taxas, tarifas fixas e eventuais. Além disso, é ideal recorrer à análise da concorrência para saber qual é o preço comum do produto no mercado. Essa etapa é importante também para ver se a ideia é viável em termos econômicos.


6. Como o cliente vai conhecer o produto? (Estratégias de Marketing)

Após a avaliação do conceito, do preço e do produto com o seu diferencial, é necessário vendê-lo, e nada melhor que as estratégias de marketing para atrair os clientes. Para isso, é importante, novamente, que o público-alvo seja bem conhecido, pois dessa forma, é possível entender qual o tipo de linguagem mais ideal de ser usado, quais os meios de comunicação e redes sociais deve-se utilizar para a realização da campanhas e o tipo de mensagem que passa segurança para o público.


Se sente mais confiante ao lançar um produto? Caso haja dúvidas ou inseguranças, entre em contato com um de nossos consultores gratuitamente!

16 visualizações

Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909