Buscar
  • PATAMAR CONSULTORIA EJ

Dicas para Delivery: O que fazer e qual o melhor jeito?



O mercado de Delivery está em forte expansão há alguns anos e mais ainda com o período de quarentena trazido pelo Corona vírus e aqui vamos trazer algumas dicas valiosas para você que já está nesse mercado ou que possa ter interesse em participar dele.



Trabalhe com várias formas de pagamento.


A forma de pagamento oferecida por seu estabelecimento é crucial para um bom serviço prestado. É muito importante que seus clientes tenham diversas possibilidades de lhe pagar, pois isso além de trazer flexibilidade para eles, traz também mais segurança e confiabilidade, ao passo que traz credibilidade para seu estabelecimento.


Os meios de pagamento estão cada vez mais diversos, variando desde máquinas de cartão até pagamentos por aplicativos. Com isso torna-se crucial que seu estabelecimento escolha as melhores alternativas.


As máquinas de cartão estão já muito difundidas no mercado e aceitam diversos meios, como o crédito, débito, vales refeição e alimentação. Cabe ao estabelecimento habilitar todos estes. Analise as diversas opções disponíveis no mercado, observando possíveis taxas, aluguéis, prazos de pagamento e escolha a que se encaixa melhor no seu perfil.


Observe também as opções de meios digitais e faça esta mesma analise sobre seus custos. Vale dizer que existem possibilidades de maior agilidade e de Cashback (valor que retorna para o cliente) que pode ser uma vantagem competitiva para você, dependendo das condições da plataforma.


É importante não se esquecer do dinheiro como forma de pagamento, muitas pessoas ainda gostam de utilizá-lo. Fique sempre atento ao troco para não perder tempo durante a entrega, ou até mesmo gerar prejuízo para seu estabelecimento e para seu cliente.



Atenção com o atendimento


Em todo serviço de Delivery, é necessário que exista o atendimento, seja ele feito por telefone, aplicativos de mensagens, ou até um do próprio estabelecimento. Sabendo disso deve-se prezar por uma boa experiência do seu cliente para assim torná-lo fidelizado, e ainda gerar boa visibilidade por este cliente satisfeito recomendar seu serviço.


Para gerar uma maior padronização no atendimento é favorável criar uma sequencia de perguntas a serem feitas pelo atendente ou até pelo robô de atendimento automático. Assim haverá uma maneira lógica de colher os dados necessários do cliente e manter constância e padronização do serviço entre os meios de atendimento.


Sempre que possível mantenha o banco de dados dos clientes atualizado, assim você não precisará ficar recolhendo dados repetidamente de cada cliente. Isso passa uma sensação de maior proximidade com seus clientes recorrentes, por já saber quem eles são. Este ponto também ajuda a fidelizar sua clientela.



Qualidade da embalagem.


A embalagem do produto será o primeiro contato do seu cliente com o seu produto de fato. Esta deve ser capaz de acondicionar bem seu produto. Veja o exemplo de uma refeição, é importante que cada item venha estocado da maneira mais eficiente e conveniente possível, de maneira a manter sua integridade de cada item. Além da qualidade proporcionada por isso é muito importante ter uma bolsa personalizada, isso irá mostrar para seu cliente o nível de profissionalismo e seriedade da empresa, passando mais credibilidade e aumentando as chances de fidelização.



Divulgação do serviço.


É essencial que as pessoas saibam do seu serviço de entregas, principalmente se sua empresa não o fazia antes. Para efetuar esta divulgação é muito importante o uso das ferramentas do marketing digital.


Além da divulgação dentro das mídias sociais, é sempre válida a estratégia de possuir um serviço muito bom para que as pessoas venham a recomendá-lo entre si, levando a grande fidelidade e conversão de novos clientes.


É importante ressaltar que um Plano de marketing pode ajudar muito nesses momentos, para ajudar a posicionar a marca da maneira mais adequada para cada negócio, bem como levar a melhor alocação de recursos financeiros, evitando assim o desperdício do mesmo.



Seja realista com o tempo de entrega para melhor cumpri-lo.


Já se deparou com aquela situação chata de pedir uma pizza e ouvir que ela chegaria em 30 minutos, e dali se passam 50 minutos e ela não chega? Esse tipo de situação deve ser evitada ao máximo, pois pode ser extremamente prejudicial para seu negócio. Mais importante que um serviço de entrega rápido, é a previsibilidade proporcionada ao cliente, ou seja, é melhor que seu cliente saiba que levará mais tempo e esteja preparado e ciente disso do que criar nele uma expectativa e então decepcioná-lo.


Para que seu negócio possa atender bem neste aspecto é importante que você observe as opções com relação aos seus entregadores, estes podem ser contratados, neste caso você deve buscar por pessoas de sua confiança no serviço, ou até por empresas terceirizadas, que podem ser também uma boa opção para sua empresa.


Nesse artigo nós trouxemos dicas para sua empresa dar os primeiros passos no E-Commerce, também pode te ajudar!


Esperamos ter conseguido auxiliar a melhorar seu serviço de Delivery, ou até ter te estimulado a começar. Lembre-se que estamos sempre disponibilizando mais dicas para seu empreendimento através de nossos canais e redes sociais. Então não se esqueça de nos seguir lá no LinkedIn e no Facebook.

Vem elevar seu Patamar!


Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909