• PATAMAR CONSULTORIA EJ

A importância do Engajamento Empresarial

Atualizado: 25 de Set de 2019

Engajamento, por definição, significa “Envolvimento ao serviço de uma ideia ou causa”. Na política, por exemplo, uma pessoa engajada é aquela que se posiciona, estuda e está por dentro de eventos, debates relacionados ao assunto.

No contexto de empresas, o engajamento envolve o conhecimento da situação da empresa (tanto financeira, quanto organizacional), das necessidades do negócio e o que deve ser feito diante delas, o surgimento de ideias, estar por dentro dos acontecimentos relacionados à empresa. Esse engajamento é uma consequência positiva de diversos fatores:


1. Orgulho de ser da empresa:

Quando a pessoa se sente parte e tem um carinho pelo negócio, ela se esforça, e tem vontade de trazer novas ideias e fazer melhorias na qualidade dos processos. Isso tem relação com a cultura da pessoa ser próxima da cultura da empresa, além de a Missão, a Visão e os Valores da empresa fazerem sentido para a pessoa.


2. Os objetivos da empresa são acessíveis na visão de todos:

É de extrema importância que as metas não sejam abstratas na visão da pessoa, mas sim algo possível de ser alcançado.


3. O acolhimento da empresa:

Só é possível que um funcionário tenha orgulho de fazer parte da empresa e seja engajado quando seu superior vigente explica quais são as funções dele, a situação da empresa, do que a empresa precisa, e aja de forma que ele se sinta incluído e capaz.


Após entender algumas causas do engajamento, é possível entender suas consequências, que o tornam tão essencial. A principal consequência é o comprometimento. Quando um funcionário é engajado e se sente parte da empresa, ele entende verdadeiramente qual a sua função na empresa e tem perspectiva de crescimento, a essência do negócio e do que ele precisa, entre outros. Desse modo, ele se esforça para garantir que tudo seja feito com a maior qualidade.


Quando o funcionário não entende a sua função dentro da empresa, ele tende a não entender o que está fazendo e o porquê de estar fazendo, se tornando cada vez mais enjoado de seu serviço. Uma boa solução para isso é o mapeamento de cargos, que tem o papel de, bem como o nome diz, mapear os cargos e explica-los aos respectivos ocupantes deles, ajudando-os a ter maior engajamento e otimizando o tempo dos funcionários. Esse é um dos serviços oferecidos por nós, Patamar Consultoria! Sinta-se a vontade para nos contatar caso essa seja uma necessidade de sua empresa.

13 visualizações

Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909