Buscar
  • PATAMAR CONSULTORIA EJ

Indicador-Chave de Desempenho

Atualizado: Abr 23

O Que é Um KPI?

Os KPIs são indicadores importantes para o seu negócio que medem o nível de sucesso dos processos e resultados da empresa, de modo a identificar quais pontos precisam de melhorias.

KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator, ou seja, indicador-chave de Performance. É uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está efetivamente atendendo aos objetivos propostos pela organização. Esse acompanhamento é o que permite determinar o que está funcionando e o que não está. Basicamente, é a melhor maneira de analisar os resultados.

Essa análise precisa de números que reflitam o nível de sucesso, tendo como base as metas que foram estabelecidas para determinado período. Trata-se de uma técnica muito utilizada por executivos e chefes em suas gestões, pois possibilita que comuniquem o desenvolvimento da empresa aos demais colaboradores que estão abaixo deles em um nível hierárquico.

Indicadores primários como comentários, curtidas e compartilhamentos em redes sociais não mostram resultados concretos; eles apenas parecem importantes. É extremamente necessário que o foco sejam nos números que realmente importam para o andamento dos processos da sua empresa.


Os KPIs são intrinsecamente ligados aos objetivos por um motivo muito simples: são eles que medem a performance de cada um dos objetivos. A mensuração de resultados é extremamente importante para quem controla qualquer processo em diversas áreas, portanto a utilização de ferramentas eficientes para essa finalidade é sempre bem-vinda.


Ao realizar uma campanha de marketing digital por exemplo, surge a necessidade de visualização das metas para cada ação. O sistema de medição de desempenho é constituído por diversos indicadores de performance, que quantificam a eficiência ou a eficácia de um processo. Dentre esses indicadores, temos os indicadores de produtividade, de capacidade, rentabilidade, quantitativos e financeiros. Eles devem ser coerentes com esses mesmos aspectos relacionados à empresa como um todo.


O importante é compreender o que pode ajudar na tomada de decisão dentro da sua empresa. Essa é a premissa básica para a escolha de qualquer KPI e é como uma métrica se torna um indicador. Dados e informações são a base de boas escolhas. O seu indicador-chave de performance primário precisa te ajudar a fazer escolhas inteligentes.


Os KPIs são utilizados como indicadores de desempenho de cada uma dessas metas, e permitem um acompanhamento imediato no decorrer das ações. Eles fornecem informações que facilitam a compreensão do andamento da campanha, inclusive por quem tem poucos conhecimentos técnicos a respeito de marketing digital.


Realizar uma correta análise e compreensão, tanto das métricas quanto dos KPIs, é um passo fundamental para uma tomada de decisões a respeito das campanhas realizadas e os demais planejamentos que estiverem por vir. Essas conclusões, quando mal realizadas, podem comprometer o desenvolvimento de uma marca ou, pelo contrário, contribuir para o sucesso de sua atuação na rede.

Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909