• PATAMAR CONSULTORIA EJ

Persona: como fazer utilizando a pesquisa de mercado.

Atualizado: 25 de Set de 2019

A Persona é fundamental no contexto de empresas por direcionar as ações do Marketing, bem como falado anteriormente em nosso blog. Muito dessa grande importância vem da quantidade de informações contidas nela e da sua eficácia na obtenção de clientes por prospecção passiva.


1. Como fazer a Persona da minha empresa?

A primeira coisa que se deve saber antes de fazer uma persona é: se sua empresa já possui clientes e leads, eles serão o direcionamento e a base da sua Persona, já que ela é, por definição, o cliente ideal de um negócio. Desse modo, nada mais justo que a Persona ser baseada nos clientes e leads anteriores de determinada empresa.

No entanto, antes de iniciar a criação de uma Persona, é necessário um conhecimento básico sobre Pesquisa de Mercado, uma coleta de informações sobre o mercado, feita com o objetivo de atender às suas demandas, e que podem ser feitas de duas formas:


1.1 Direta:

Esse tipo de pesquisa é feita a partir de interações e abordagens diretas com o cliente, como conversas, entrevistas, ligações.


1.2 Indireta:

Nesse tipo de pesquisa, não se tem um contato direto com o cliente, sendo feita pela observação de dados ou de seus comportamentos.


2. Aplicação da Pesquisa de Mercado:

Após um breve entendimento sobre os tipos de pesquisa de mercado, é possível aplica-los na criação das Personas. Os dados coletados nas pesquisas devem ser de clientes e leads, uma vez que, como dito anteriormente, eles são a principal base pra Persona de uma empresa.


2.1 Pesquisas diretas na criação de Personas:

São realizadas entrevistas com clientes antigos e leads, procurando saber sobre sua vida na empresa e fora dela, elas podem ser feitas pessoalmente, por ligação e até e-mail, no entanto, o mais interessante é que se faça pessoalmente, pois o tom de voz e as expressões do cliente também tem grande importância, visto que a questão psicológica é um dos pontos principais da Persona. São perguntas comuns:

. Quais são seus hobbies

. Redes sociais que mais usam

. Valores, medos, frustrações

. Objetivos

. Sonhos

. Onde busca conteúdo

Obs: É extremamente importante, ao realizar a entrevista, que se respeite o espaço do entrevistado e não fazer e insistir em perguntas que o deixem desconfortável.


2.2 Pesquisas indiretas na criação de Personas:

São moldadas por informações obtidas da observação do comportamento de clientes antigos ou de dados levantados sobre ele, um ótimo exemplo disso é de quando o cliente se cadastra no site de uma empresa e insere algumas informações sobre si. Esse tipo de pesquisa é menos comum, uma vez que é mais eficaz obter informações desejadas e direcionadas com uma entrevista ou ligação, além disso, em um cadastro não é possível ver a questão psicológica do cliente, o que é, como já dito anteriormente, extremamente importante na Persona. A vantagem desse tipo de pesquisa é que ele acaba sendo mais rápido, pois se dá pela observação e não é necessário planejar reuniões, que muitas vezes levam tempo para acontecer.

8 visualizações

Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909