• PATAMAR CONSULTORIA EJ

Persona: o que é, sua importância e o que a difere de público-alvo

Atualizado: 25 de Set de 2019

O Marketing é uma área de imensa importância para empresas e instituições, uma vez que cria estratégias para o aumento do lucro por meio da oferta de produtos ou serviços que atendem à demanda e aos desejos do mercado. Para que essas estratégias sejam feitas de forma efetiva, o estabelecimento de Personas é fundamental, principalmente no ramo do Marketing Digital, previamente falado em nosso blog.


1. O que é Persona?

É a representação semifictícia do cliente ideal de um negócio. É baseada em dados reais de características físicas, demográficas, sociais dos clientes, bem como contêm seus desejos, objetivos, hábitos, hobbies e frustrações.

Ela é feita a partir da identificação de características em comum entre os clientes e leads (potenciais compradores) da empresa e com os dados de seu público-alvo. Portanto, se sua empresa possui uma base de clientes e leads, eles serão o ponto de partida para criação de sua persona. É essencial, também, que se leve em consideração tanto clientes satisfeitos quando os insatisfeitos para que o serviço ou produto de sua empresa possa ser modificado de forma a adequá-lo segundo as expectativas dos compradores.

Segue abaixo um exemplo de Persona para uma loja de doces:

Mariana, a viciada em doces. Tem 22 anos, mora na cidade do Rio de Janeiro, é de classe média. Mariana usa seu Facebook, Instagram e Whatsapp para se comunicar com seus amigos e adora usar o Youtube para ver vídeos de tutoriais de doces. Seus desejos são se formar na faculdade e conseguir um estágio bem remunerado, e nos momentos de frustração, os doces são seu refúgio. Sua principal dificuldade é ter tempo para estudar tudo o que gostaria e ter um momento de lazer. Gosta de estar sempre postando o que faz nas redes sociais.

Para entender melhor o conceito de Persona, é importante conhecer o de Público-Alvo.


2. O que é público-alvo?

Público-Alvo é um grupo de pessoas para quem um produto ou serviço se destina. Contêm características como: gênero, idade, onde mora e poder aquisitivo. Têm o papel de direcionar as ações do marketing, bem como a persona, no entanto é menos específica que ela e é usada em situações distintas.

Segue abaixo um exemplo de público alvo para loja de doces:

Homens e mulheres de 10 a 40 anos, moradores do Rio de Janeiro, de classe média alta, que tem doce como uma de suas comidas preferidas.


3. Diferença prática entre Persona e Público-Alvo:

Apesar de parecidos e feitos com um mesmo objetivo, restringir a parcela da população para a qual a empresa vai destinar seu Marketing Digital, tornando efetivas as estratégias do Marketing e, desse modo, aumentando as vendas e o lucro da empresa, Persona e Público-Alvo são usados em situações diferentes. A seguir veremos algumas:

3.1 Especificidade:

O conceito de Persona diz respeito a um cliente ideal, mais humanizado, contem mais informações sobre o cliente e é focado no psicológico dele, em seus interesses, objetivos, frustrações. Já o público-alvo é uma parcela da população, mais abrangente, não contem informações sobre sua personalidade, em sua maioria, mas apenas sobre suas características físicas.

3.2 Efetividade:

Por conter um número maior de informações e dados sobre os traços psicológicos do cliente, a Persona acaba sendo mais efetiva ao direcionar as ações do Marketing. No entanto, exatamente por conta desse grande número de informações, a Persona se torna mais complexo de ser criado.

3.3 Situações para uso:

Como visto anteriormente, a Persona, para ser criada, precisa de uma base de clientes e leads. Desse modo, ela é usada quando já se tem essa base e se quer alavancar o Marketing da empresa. Já o público-alvo costuma ser usado quando um negócio acaba de ser aberto e ainda não possui clientes.

Desse modo, é possível entender a importância da Persona no contexto das empresas. Ela tem o papel de direcionar o Marketing Digital, fazendo com que os clientes ideais do seu negócio comecem a surgir, muitas vezes se tornando clientes fiéis, e possibilita o aumento do lucro e a constante melhoria da qualidade do produto e serviço.

123 visualizações

Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909