• PATAMAR CONSULTORIA EJ

Plano de Marketing: o que é e qual a sua importância

Atualizado: 1 de Out de 2019

O planejamento de marketing é funcional para empreendedores que querem alavancar seus resultados e crescerem seu empreendimento, tanto em visibilidade quanto economicamente. O marketing ajuda, principalmente, a entender o público-alvo da empresa e a atrair estes para o negócio por meio de planos de ações, resultando em uma maior captação de clientes. Esse modelo de negócio entende o objetivo acerca do empreendimento e usa-o a favor, atendendo os desejos de seus consumidores e os fidelizando a marca. É muito eficiente e pode ser usado sempre, podendo ser atualizado quando necessário, auxiliando gestores, mediante inclusive, às mudanças do mercado.


Pode-se dizer que o plano de marketing está voltado para três etapas que incluem o planejamento, a implementação e, posteriormente a avaliação. Planejamento – ato de prevenção. É a etapa que antecedem as outras, pois nele se define o que gostaria para o negócio através do planejamento de estratégias para se chegar a um resultado positivo final. É de extrema importância para se definirem os melhores caminhos a serem seguidos levando-se em conta os pontos fortes da empresa e fazendo possíveis ajustes e melhorias nos pontos mais fracos a fim de se obter sucesso no objetivo. Implementação – ato de executar as ações vistas anteriormente no planejamento com foco no resultado. Avaliação – ato de acompanhamento das estratégias. Medem-se os resultados alcançados com os esperados, podendo obter ajustes para se chegar ao objetivo real final.


Geralmente, para um bom planejamento estratégico, seja para o marketing ou para outra área desejada, é essencial fazer uma análise de SWOT ou análise FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), nela é possível analisar o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da empresa podendo se elaborar ações para aperfeiçoar a atuação no mercado. A análise das forças e fraquezas é importante para que o gestor consiga ter uma visão e identificação dos pontos fracos podendo assim, diminuí-los e também dos pontos fortes, fortalecendo-os, desse modo, muitas perguntas podem ser um guia de como se chegar às repostas desejadas, como: “no que eu sou realmente bom?”, “qual a minha vantagem competitiva?”, “estou dando treinamento necessário aos meus funcionários?”, “por que não estou sendo referência?”. As oportunidades e ameaças seguem uma mesma linha, porém, elas são analisadas em relação ao externo e funcionam como previsões do que pode acontecer com a própria organização e com a concorrência.


Em vista disso, um planejamento de marketing completo possui uma análise de mercado para que se possa entender a concorrência e as tendências deste, podendo assim, se criar uma estratégia, criando ações e objetivos dos quais se deseja alcançar. E, ainda, um plano de marketing que envolve a análise de S.W.O.T vista anteriormente e também uma exploração da publicidade e comunicação.


Ficou interessado em um planejamento de marketing para a sua empresa e quer tirar mais dúvidas acerca desse serviço? Fale com um dos nossos consultores através do nosso contato! Retornaremos o mais rápido possível. Estamos sempre dispostos a te ajudar a ter a possibilidade de fazer sua empresa alcançar melhores resultados sempre. Eleve seu Patamar conosco!

27 visualizações

Empresa Júnior de Consultoria de Negócios criada e gerenciada por alunos de Administração e Engenharia de Produção, 

Todo o valor ganho é revertido para a formação profissional dos nossos membros e alunos da UNIRIO

Saiba mais sobre nós...
Rua Voluntários da Pátria, 107 - 3° andar, Rio de Janeiro
Telefone: (021) 99437 - 4909